Você está aqui: Página Inicial / Defesa de Tese- Tatiana Krempser Gandra

Defesa de Tese- Tatiana Krempser Gandra

Data: 05/09/2017 Horário: 14:00h Sala 1000/ECI(UFMG)

PRÁTICAS INFORMACIONAIS DOS VISITANTES DO MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG

A presente pesquisa explora um ponto de interlocução entre os estudos de usuários da informação da Ciência da Informação e os estudos de visitante da Museologia, a partir da apropriação da perspectiva de práticas informacionais para a compreensão da experiência de visita do público às duas exposições do Museu Itinerante PONTO UFMG. Ao problematizar a relação entre o sujeito e sua experiência de visitar museus, sob a ótica da dimensão informacional, buscamos compreender como os visitantes se apropriam das informações por meio de objetos e demais elementos da exposição, quais as especificidades da experiência de visita e, também, como ocorre a articulação entre o comportamento individual e as referências sociais que constituem as ações e opiniões dos sujeitos em seu cotidiano. Embasada na perspectiva de práticas informacionais enquanto um fazer etnográfico, a pesquisa - de caráter essencialmente qualitativo e compreensivo - recorreu às técnicas de observação participante, entrevista contextual e entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a fim de realizar a descrição densa do fenômeno investigado. Foram entrevistados, ao total, 143 visitantes durante o período de 12 a 18 de julho de 2015. A análise de dados revelou que a concepção que os sujeitos têm de museu de forma geral, suas experiências (ou a ausência delas) anteriores com esses espaços e as expectativas e motivações para a visita influenciam a experiência de cada sujeito. Baseado nas expectativas e percepções sobre a visita, apresentamos cinco tipos de visitantes: o entusiasta, o intermediário, a autoridade, o buscador de estímulos e o explorador. Para os sujeitos da pesquisa, visitar o Museu PONTO foi muito além da dimensão educativa. Revelou-se uma experiência que perpassa as dimensões da imaginação, conhecimento e aprendizagem, entretenimento e de sociabilidade. Tal experiência é plural e complexa, permeada por diferentes sentidos e significados que são atribuídos por cada visitante na medida em que eles se relacionam com as exposições e com os demais visitantes, atualizando discursos e referenciais sociais, em disputas simbólicas.

Comissão Examinadora

Prof. Carlos Alberto de Ávila Araújo (ECI/UFMG)

Prof. Elizabeth Aparecida Duque Seabra (UFJM)

Prof. Fábio Adriano Hering (UFOP)