Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de dissertação - Ana Cláudia Ribeiro

Defesa de dissertação - Ana Cláudia Ribeiro

A produção científica em direitos humanos nos países do sul global: uma análise bibliométrica e cientométrica da Sur Revista Internacional de Direitos Humanos
Quando 16/12/2016
Onde UFMG / FACE / sala 4107
Participantes Profa. Maria Guiomar da Cunha Frota (UFMG)
Prof. Pedro Alves Barbosa Neto (UFRN)
Profa. Maria Aparecida Moura (ECI/UFMG)
Prof. Fabrício José Nascimento da Silveira (ECI/UFMG) - suplente

O presente estudo tem por objetivo caracterizar a produção científica da Sur Revista Internacional em Direitos Humanos. Como procedimento foi adotada a pesquisa de natureza quali-quantitativa, exploratória, descritiva e análise bibliométrica e cientométrica. Os dados sistematizados foram: Títulação Acadêmica, Afiliação Institucional, Nacionalidade dos autores, e assunto dos artigos, publicados entre (2004-2014). De natureza empírica, o corpus da pesquisa é estabelecido em 223 artigos científicos, totalizando 397 autores. Os resultados apontam que: no caso da títulação acadêmica, o curso de Direito é predominante, entretanto, observa-se também a confirmação dos laços interdisciplinares com as outras áreas. A diversidade de cursos que compõem as pesquisas vêm para auxiliar a articulação do desenvolvimento do conhecimento produzido. No caso da afiliação institucional, a maioria pertencente à Universidade, seguida da Organização não governamental (ONGs), Estado e Instituição privada. Na categoria nacionalidade, foram agrupadas por continentes, sendo que a maioria pertence à América, seguida da África, Ásia e Europa. Observa-se que a produção científica não está diretamente relacionada à densidade demográfica de cada país. No continente americano, a atividade científica encontra-se concentrada no Brasil, o que é explicado pelo fato da revista estar vinculada ao país. Conclui-se que a contribuição da variável autor (títulação acadêmica, afiliação e nacionalidade) sinaliza as particularidades da área, que devido sua fonte inesgotável de abordagens, precisa olhar para dentro dos próprios atores que geram ciência. E assim, que seus próprios pesquisadores possam refletir o campo, a fim de fornecer desenvolvimento para a área de Direitos Humanos no Sul Global.