Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de dissertação - Azilton Ferreira Viana

Defesa de dissertação - Azilton Ferreira Viana

A produção científica na UFMG acerca da temática LGBT: um estudo propedêutico
Quando 17/04/2017
Onde UFMG/ECI - sala 1000
Participantes Profa. Dalgiza Andrade Oliveira (UFMG)- orientadora
Prof. Edivanio Duarte de Souza (UFAL)
Profa. Marlene Oliveira Teixeira de Melo (UFMG)
Prof. Rodrigo Souza Leite (FUNED)- suplente
Profa. Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan (ECI/UFMG) - suplente

A pesquisa foi realizada para analisar a produtividade científica no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em relação à temática de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Valendo-se das dissertações e teses dos diferentes Programas de Pós-Graduação (PPG), pretendeu-se verificar se essa temática já foi apropriada pela academia na mesma proporção que a produção científica tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos. Uma das justificativas para o desenvolvimento do presente estudo foi o entendimento que não existem muitas pesquisas dessa natureza, que contemplem, ao mesmo tempo, informação e o segmento LGBT. O problema motivador da investigação originou-se no seguinte questionamento: A produtividade científica, no âmbito da UFMG, contribui para a afirmação da temática de LGBT no meio acadêmico? No ensejo de alcançar o objetivo proposto, utilizou-se da pesquisa blibliométrica de abordagem exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, com análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados nos PPG da UFMG, por meio de buscas realizadas por palavras-chave com ligação direta com a temática na sua BDTD. O objetivo geral foi analisar a produção científica sobre a temática LGBT na literatura cinzenta, no âmbito da UFMG, nos PPG e suas contribuições para a afirmação do segmento. Os objetivos específicos consistiram em: mapear dissertações e teses sobre LGBT na BDTD/UFMG; identificar quais os programas que mais produzem sobre a temática; categorizar as áreas/subáreas de maior interesse na temática; identificar os principais assuntos pesquisados na temática; estudar a relação entre o que foi produzido pela UFMG sobre a temática LGBT e a afirmação do segmento. Os resultados alcançados indicam que na UFMG, a temática está presente nos PPG, em cinco das nove grandes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Interdisciplinar e Linguística, Letras e Artes, nas quais 11 PPG trataram da temática desde o ano 2000 de maneira contínua. Nesses mesmos PPG verificou-se que 31 pesquisadores de diferentes departamentos têm orientado teses e dissertações vinculadas à temática LGBT. Em relação às dissertações, houve um aumento de 146% do total produzido de 2000 a 2009 para o período de 2010 a 2016. Já em relação às teses esse aumento foi de 225% do total produzido de 2000 a 2009 para o produzido de 2010 a 2016. Foram recuperadas 60 dissertações e 20 teses com os descritores utilizados, ainda que o quantitativo físico tenha sido de 45 documentos, sendo 32 dissertações e 13 teses com conteúdos da temática LGBT. Compreende-se que tanto o objetivo geral quanto os objetivos específicos foram respondidos positivamente. Em relação à pergunta de pesquisa, mediante os dados coletados e analisados pode-se afirmar que a produção científica da UFMG contribui para a afirmação do segmento LGBT na sociedade.

Defesa de dissertação - Flavia de Souza Magalhães Fonseca 02/05/2017 14:00 - 17:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Defesa de dissertação - Carla Gomes Pedrosa 04/05/2017 10:00 - 13:00 — UFMG/ECI - sala 1000