Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de dissertação - Flavia de Souza Magalhães Fonseca

Defesa de dissertação - Flavia de Souza Magalhães Fonseca

Uso de fontes de informação por gestores de startups
Quando 02/05/2017
Onde UFMG/ECI - sala 1000
Participantes Prof. Ricardo Rodrigues Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais) - orientador
Prof. Frederico Cesar Mafra Pereira (FPL)
Profa. Mônica Erichsen Nassif (ECI/UFMG)
Profa. Dalgiza Andrade Oliveira (ECI/UFMG) - suplente

Para ampliar o conhecimento no campo de estudos de fontes de informação, foram pesquisados os gestores de startups de Minas Gerais e as fontes de informação que mais utilizam nos ambientes organizacionais. A pesquisa caracterizou a relevância dos setores do ambiente externo para o negócio; os fatores que motivam a busca de informação por parte do gestor; o grau de relevância e confiabilidade das fontes de informação; e o compartilhamento de informações dentro da organização. Os gestores de startups foram escolhidos como usuários de informação e objetos deste projeto por representarem um segmento de empreendedores com alto impacto no desenvolvimento econômico mundial. Minas Gerais foi o estado escolhido por reunir a segunda maior comunidade de empreendedores de startups do Brasil. Os estudos relacionados ao uso de fontes de informação no contexto organizacional costumam privilegiar grandes ou médias corporações; as pequenas empresas e, especialmente, as startups, são objetos de pesquisa pouco explorados na literatura acadêmica; os estudos concentram-se no campo da Administração de Empresas, com pouca ênfase na Ciência da Informação. Este projeto pretende suprir parte desta lacuna, dando luz à realidade desses pequenos e notáveis empreendedores. A metodologia de pesquisa foi baseada na combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Para a coleta de dados quantitativos, foi utilizado o modelo de survey, com aplicação de pré-teste. Foram obtidas 60 respostas de empreendedores em um universo de cerca de 400 startups no Estado. Após a análise de resultados, como método de pesquisa qualitativo, foram realizadas entrevistas com três gestores envolvidos com programas de incubação, aceleração e investimento em startups, para que os dados fossem discutidos. A pesquisa demonstrou que os empreendedores reconhecem os clientes e a tecnologia como principais setores do ambiente externo que afetam os negócios; a preocupação em buscar informações para gerar inovações e embasar decisões; a relevância e a confiabilidade atribuída às fontes de informação internas, como sócios/empregados e bases de dados próprias; e o compartilhamento de informações por meio de contatos informais.

Defesa de dissertação - Segemar Oliveira Magalhães 25/05/2017 14:00 - 17:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Defesa de Dissertação - Umberto Lima Diniz 20/06/2017 14:00 - 17:00 — UFMG/ECI - sala 1000