Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de dissertação - Lisandra Guerrero Perez

Defesa de dissertação - Lisandra Guerrero Perez

Fatores de influência na avaliação dos observatórios sociais do Brasil sob a perspectiva da gestão de informação
Quando 05/12/2016
Onde UFMG / Prédio da Reitoria / Prograd - sala 6009
Participantes Profa. Mônica Erichsen Nassif (ECI/UFMG)
Profa. Adriane Maria Arantes de Carvalho (PUC/MG)
Profa. Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (ECI/UFMG)
Profa. Maria Aparecida Moura (ECI/UFMG) - suplente

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores de maior influência para avaliar os observatórios sociais brasileiros entendidos como sistemas de vigilância informacional. A importância fundamental deste estudo reside na ausência de parâmetros específicos para a avaliação destes sistemas sob a perspectiva da Gestão de Informação. Foi realizada uma análise de seis observatórios sociais no Brasil [Observatório Social de Brasil, Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura, Observatório de Gestão de Informação, Observatório das Metrópoles, Observatório de Itaú Cultura e Observatório da Diversidade Cultural], tendo em conta o enfoque documental da avaliação de recursos eletrônicos na literatura especializada. Esta pesquisa consta de duas etapas para alcançar o objetivo geral proposto, uma primeira etapa de observação direta da amostra selecionada, constituída pela identificação das características gerais dos observatórios escolhidos (lugar e ano de criação, os objetivos propostos e serviços e produtos de informação fornecidos), a classificação destes segundo o enfoque selecionado e a análise do comportamento dos parâmetros estabelecidos como referência nesta pesquisa (Kaupon, Codina e o Departamento de Governo Eletrônico do Brasil). Na segunda etapa foram aplicados questionários -adaptação das chamadas CyberGuides- a usuários internos e externos desses observatórios sociais para determinar os pontos em comum e divergentes em cada caso. A pesquisa concluiu com a triangulação metodológica destas duas etapas e a determinação dos fatores mais significativos para avaliar os observatórios sociais brasileiros. A Qualidade da Informação, a Atualidade da Informação e os Fornecedores da Informação constituem os três parâmetros de mais influenciam na avaliação desses sistemas de monitoramento informacional. Estes fatores de maior influência contribuem para a avaliação efetiva e correta dos observatórios sociais brasileiros, visando apoiar a geração de conhecimento e o desenvolvimento da inteligência social nos sistemas de vigilância informacional.