Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de Tese - Juliana Medaglia Silveira

Defesa de Tese - Juliana Medaglia Silveira

Os desafios do uso qualificado da informação em turismo: O caso da pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
Quando 28/06/2017
Onde UFMG/ECI - sala 1000
Participantes Prof. Cristina Dotta Ortega (ECI/UFMG)
Profa. Kerley dos Santos Alves (Universidade Federal de Ouro Preto)
Profa. Marilda Lopes Ginez de Lara (USP)
Profa. Maria da Conceição Carvalho (ECI/UFMG)
Profa. Monica Erichsen Nassif (UFMG)
Profa. Luciana Pereira Assis (UFVJM) – suplente
Prof. Renato Pinto Venâncio (ECI/UFMG) - suplente

O turismo é uma atividade resultante da atração de pessoas a determinados locais para os quais sejam transportadas, sejam alojadas e tenham suas necessidades e desejos satisfeitos. Como tal, necessita de um conjunto de informações que apoie a comercialização das atividades dos turistas – a informação turística –, bem como informações que direcionem seu desenvolvimento, subsidiando a atividade dos atores do turismo – a informação em turismo. Esta última inclui as informações sobre os turistas, as quais constituem as pesquisas sobre demanda turística. Em Diamantina/MG, cidade colonial e Patrimônio da Humanidade, com singular potencial turístico, pesquisas sobre demanda turística foram realizadas por pesquisadores do curso de Turismo da UFVJM, entre 2009 e 2014, sendo intitulada Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região (PDTD) e resultando em um estoque informacional acerca de turistas, que pode ser indicativo de caminhos de desenvolvimento para o turismo local. Partiu-se de dois pressupostos: a produção de conhecimento pela Universidade confere confiabilidade, e considerar possíveis usuários como sujeitos do processo de organização das informações favorece o uso das mesmas. Ante a percepção de que a existência e disponibilização dessa informação não garante sua apropriação pelos (possíveis) usuários – os atores do turismo –, delimitou-se como objetivo geral ‘Explorar fundamentos de organização da informação que promovam o uso da pesquisa de demanda turística real de Diamantina e região por parte dos atores do turismo, como forma de apoiar o desenvolvimento turístico local’. Metodologicamente a proposta de trabalhar duas áreas das Ciências Sociais Aplicadas – a Ciência da Informação e o Turismo - foi viável por meio de estudo de caso, que partiu de um estudo exploratório para então se caracterizar como pesquisa descritiva. A tese foi dividida em 5 capítulos: o primeiro é a Introdução com os elementos que desenham, justificam e apresentam metodologicamente a tese; depois O estudo do fenômeno turístico, com destaque para a demanda turística e a informação em turismo; o terceiro trata da Organização da Informação como processo de mediação, no qual a consideração da linguagem é elemento fundamental para a produção de sentido pelo público; o quarto capítulo apresenta A P contexto, usuários e possibilidades, incluindo uma pesquisa qualitativa junto aos atores do turismo de Diamantina; e, por fim, o quinto e último capítulo apresenta as Considerações finais. Os dois pressupostos foram confirmados, pois constatou-se que os atores do turismo não foram devidamente identificados como público-alvo da PDTD durante sua realização, o que foi evidenciado pela linguagem de especialidade usada nos relatórios que, junto à relação ainda não suficientemente constituída entre a universidade e a cidade, não geraram um contexto favorável ao uso da PDTD, fazendo com que a pesquisa não tenha produzido o sentido que se esperava inicialmente dos usuários.