Você está aqui: Página Inicial / Defesas / Defesa de tese - Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura

Defesa de tese - Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura

Compartilhamento da informação e a gestão de pessoas: reflexões acerca de suas relações e implicações
Quando 01/12/2016
Onde UFMG/Faculdade de Odontologia / sala 3403
Participantes Profa. Monica Erichsen Nassif – UFMG/ECI
Profa. Maria Inês Tomaél - UEL
Prof. Luciano Zille Pereira – aposentado UFMG/FACE
Prof. Cláudio Paixão Anastácio de Paula UFMG/ECI
Profa. Helena Maria Tarchi Crivellari - UFMG/ECI
Prof. Antônio Luiz Marques – aposentado UFMG/FACE - suplente
Prof. Ricardo Rodrigues Barbosa - UFMG/ECI - suplente

O objetivo deste trabalho circunscreve-se em analisar a relação existente entre o modelo de gestão de pessoas e a disponibilidade para o compartilhamento da informação. A relevância da temática se justifica pela importância que a informação, associada ao seu compartilhamento, tem dentro das organizações, além da relevância que as pessoas, portadoras de conhecimentos, possuem no ato da partilha e na construção de significados a partir dessas informações. A informação, nas organizações, pode ser compreendida como um lastro que suporta todos os fluxos decisórios e de execução, fazendo com que o compartilhamento da informação se torne ponto-chave nesse cenário, o que reforça o papel do ser humano como protagonista de tal processo. Em razão disso, acredita-se que o modelo de gestão de pessoas influencia, de alguma forma, o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, haja vista que a forma de gerenciá-las pode convergir para comportamentos mais ou menos comprometidos. Como desenho metodológico, optou-se por um estudo de caso, utilizando-se de uma abordagem qualitativa que envolveu a realização de análise documental, entrevistas semiestruturadas e de grupos focais para o processo de coleta de dados. O contexto empírico da pesquisa constituiu-se de uma instituição financeira, mais precisamente de uma Cooperativa de Crédito Singular, com 215 colaboradores composta de 1 Centro Administrativo (CAD) e 17 Postos de Atendimento Cooperativo (PACs) localizada na porção leste do estado de Minas Gerais. De uma forma geral, os dados apontam existir relação significativa entre o modelo de gestão de pessoas praticado, modelo Hard (estratégia de controle), e a disponibilidade para o compartilhamento da informação. Dentre outras constatações, os resultados confirmam os achados de pesquisas correlatas, já realizadas no âmbito do compartilhamento da informação e apontam a variável confiança, tanto no âmbito formal quanto no âmbito informal, como pré-condição para o compartilhamento da informação, seja pessoal ou da organização. Este estudo também corrobora as afirmações de que o modelo de Gestão de Pessoas adotado influencia preponderantemente o comportamento dos colaboradores envolvidos no processo, ressignificando o papel do ser humano como ser pensante e dotado de interesses que podem levá-los a desenvolver um comportamento político utilizando de estratégias individuais de uso da informação para o desenvolvimento da carreira e para o alcance de seus objetivos.

Defesa de dissertação - Flavia de Souza Magalhães Fonseca 02/05/2017 14:00 - 17:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Defesa de dissertação - Carla Gomes Pedrosa 04/05/2017 10:00 - 13:00 — UFMG/ECI - sala 1000