Disciplinas obrigatórias

Fundamentos da Ciência da Informação – Disciplina obrigatória para o Mestrado (e optativa para o Doutorado)

Ementa

Desenvolvimento histórico, institucional e intelectual da ciência da informação. Correntes teóricas, subáreas, modelos e manifestações em diferentes países e contextos. Caracterizações da ciência da informação. Os conceitos de informação presentes na ciência da informação e sua inserção e utilização em diferentes programas de pesquisa.

Estudos avançados em Informação, Mediações e Cultura – Disciplina obrigatória para o Doutorado

Ementa

A disciplina propõe-se a definir as temáticas relevantes para a área de Ciência de Informação, tendo como escopo as discussões que relacionam as interlocuções entre informação, mediações e cultura em sua inserção nos contextos nacional e internacional e em face das problemáticas presentes na sociedade contemporânea. Propõe-se como norteamento da disciplina que a seleção das temáticas sejam resultantes das propostas dos pesquisadores do programa, submetidas ao Colegiado do PPGCI, e que a dinâmica de seu desenvolvimento se faça em concordância com os interesses do programa e das pesquisas do PPGCI.

 

Métodos e técnicas de pesquisa nas ciências sociais aplicadas – Disciplina obrigatória para o Mestrado

Ementa

Articulação entre teorias e métodos da construção do conhecimento científico. Desafios teóricos e metodológicos centrais das pesquisas em ciências sociais aplicadas. A elaboração do projeto de pesquisa. A operacionalização do quadro teórico: métodos e técnicas de pesquisa. Pesquisa quantitativa, pesquisa comparada e pesquisa qualitativa.

 

Importante: 

Os alunos do doutorado, que não fizeram o Mestrado no PPGCI, deverão cursar as disciplinas obrigatórias do Mestrado.