Memória institucional e história pública (disciplina nuclear)
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórica necessários aos projetos de memória institucional. Limites e possibilidades da aplicação da metodologia em projetos de instituições patrimoniais, especialmente em arquivos, tendo como contraponto experiências desenvolvidas em bibliotecas e museus. Observação e análise crítica de experiências de comemorações e escrita de memórias institucionais. Documento e mediação da informação.
Documento e mediação da informação
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Mediação da informação (ou mediação documentária) como o conjunto das ações que formam camadas de significação sobre objetos-documento, produzidas como mensagens a um certo público. O documento como resultado das ações de mediação da informação que se realizam concretamente por meio dos procedimentos de seleção, representação, ordenação, exposições, serviços etc. Construção histórica do conceito de documento no contexto da Referências, biblioteconomia, documentação e ciência da informação, observando aproximações conceituais com a arquivologia e a museologia. Discussão contemporânea sobre o conceito de documento e a mediação propriamente documentária.
Políticas arquivísticas e acesso à informação
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Conceitos, características e evolução histórica dos arquivos e de sua gestão. Missões institucionais dos arquivos, tendo em vista os contextos das políticas públicas nacionais.
Gestão de documentos e arquivos públicos
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Conceitos, características e evolução das políticas públicas arquivísticas. Gestão de documentos e missão institucional dos arquivos públicos.
Linguagem documentária como instrumento de comunicação da informação
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Função documentária como elemento caracterizador da Ciência da Informação, no contexto das problemáticas contemporâneas de acesso à informação e de seu uso qualificado, explorando o papel das linguagens documentárias como instrumentos de comunicação da informação. Organização da informação como campo de conhecimento.
Linguagem, documento e mediação: estudos em organização da informação
Créditos: 
Carga horária:
Ementa: Explora a função documentária como elemento caracterizador da ciência da informação, no contexto das problemáticas contemporâneas das ações de promoção do acesso à informação e de seu uso qualificado. Discute o papel da linguagem na fundamentação e nas operações da Organização da Informação. Trata da pesquisa sobre estudos de linguagem aplicados à prática documentária e os avanços relativos aos aspectos pragmáticos da Organização da Informação. Explora as funções e os conceitos básicos que sustentam os processos documentários, distinguindo aspectos essenciais e contingenciais, e evidenciando o caráter intelectual das operações. Discute a visão mecanicista e universalista ainda presente na pesquisa e no ensino e a adoção da normatividade e princípios subjacentes como referenciais teóricos. Trata da anterioridade dos estudos sobre documento, bases de dados e linguagens documentárias, ressaltando o acúmulo teórico e metodológico que permite reconhecer a organização da informação como sub-área de conhecimento da ciência da informação.