Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário 18/09/14 com prof. David Aveiro, da Universidade da Madeira

Seminário 18/09/14 com prof. David Aveiro, da Universidade da Madeira


Seminário


Engenharia e Arquitetura Organizacional: Modelagem e Processos


 Data: 18/09/2014

Horário: 13h30min às 17h00min

Local:  alterado da sala 1000 para o Auditório Azul (haverá avisos na porta das duas salas), Escola de Ciência da Informação, Campus da UFMG

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - CEP 31.270-901
Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil

Assunto: a arquitetura corporativa funciona como um verdadeiro guia para se refletir, planejar e estabelecer uma visão clara sobre como se realiza o alinhamento entre requisitos estratégicos e tático-operacionais dos sistemas de informação. É capaz de prover um panorama global integrado dos recursos da empresa, suportando uma análise holística da organização. Esse seminário apresenta duas abordagens amplamente adotadas internacionalmente para modelagem de processos e arquitetura corporativa – o método DEMO e Linguagem Archimate –, confronta as características de cada uma dessas abordagens e apresenta cases.

Programação:

-PALESTRA 1: Prof. Dr. David Aveiro, Universidade da Madeira, Portugal

Título

Engenharia Organizacional e DEMO - conceitos centrais, benefícios e um estudo de caso

Resumo

O princípio operacional de toda e qualquer organização - seja ela pública ou privada - é o entrar em e o cumprir compromissos. Estes compromissos são estabelecidos em comunicação entre indivíduos sociais - i.e., seres humanos - com vista à produção de serviços materiais ou imateriais por parte da organização a que pertencem. Nesta palestra iremos explorar estes e outros conceitos centrais da teoria Ψ (PSI) e do Método de Desenho e Engenharia para Organizações (DEMO - do inglês Design and Engineering Methodology for Organizations). Esta teoria e método associado permitem que consigamos chegar a modelos de organizações que são completos, concisos, coerentes consistentes e essenciais, sendo um bem valioso para todos os tipos de análise, diagnóstico ou mudança organizacional, havendo ou não projetos de software associados. Na parte final da palestra veremos o DEMO em ação num projeto prático de implementação de um sistema de fluxo de trabalho num município, que constitui um estudo de caso interessante e validando claramente algumas das qualidades previamente mencionadas.

Breve Bio Prof. Dr. David Aveiro

David Aveiro é Professor Auxiliar no Centro de Ciências Exatas e da Engenharia, da Universidade da Madeira, em Portugal. Seus interesses de pesquisa incluem engenharia organizacional e mudança organizacional. Seus interesses de ensino incluem engenharia organizacional, sistemas de gerenciamento de banco de dados, sistemas de apoio à decisão, mineração de dados, business intelligence, entre outros. Possui os graus de Mestre e Doutor em Ciência da Computação e Engenharia de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em Portugal. O seu tema de doutoramento foi engenharia organizacional e mudança, e ele aplicou o Método de Desenho e Engenharia para Organizações (DEMO - do inglês Design and Engineering Methodology for Organizations) para especificar de forma precisa a ontologia da mudança organizacional e controle. Mais tarde ele se candidatou para certificação em DEMO, pelo Instituto de Engenharia Organizacional da Holanda, tendo obtido as certificações de Profissional em DEMO (permitindo a aplicação profissional do método) e também Mestre em DEMO (permitindo dar formação no método). Além de ensinar regularmente a disciplina de Engenharia Organizacional e supervisionar várias teses de mestrado e doutorado na área, tem liderado vários projetos práticos onde o DEMO tem sido aplicado com muitos benefícios.

 

-PALESTRA 2: prof. Marco Mendes, UFMG e PUCMINAS

Título
Modelagem de Arquiteturas Corporativas com a Linguagem Archimate - Conceitos Centrais, Benefícios e um Estudo de Caso

Resumo
A Arquitetura Corporativa tem como objetivo descrever uma organização em termos de alguns dos seus construtos essenciais (estratégia organizacional, capacidades de negócio, processos,  informações, sistemas e infraestrutura tecnológica). Linguagens de modelagem de arquitetura corporativa permitem expressar, através de ontologias bem fundamentadas, os construtos organizacionais e suas relações. Nesta palestra iremos apresentar  os fundamentos da arquitetura corporativa em conformidade com TOGAF (The Open Group Architecture Framework) e apresentar como estruturar graficamente estes elementos através da linguagem Archimate. A palestra também ira apresentar casos reais e considerações para uso da linguagem em projetos reais.

Breve Bio – Prof. Marco Mendes

O trabalho do prof. Marco Mendes ilustra aspectos teóricos no contexto do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para gestão de documentos corporativos em andamento na CEMIG

Marco Mendes é professor pela PUC Minas em cursos de pós-graduação de Arquitetura de Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software em disciplinas relacionadas às arquiteturas corporativas e engenharia de software. É também Arquiteto Corporativo na indústria de software pela Arkhi Consultoria e Treinamento, com experiência de 22 anos no desenvolvimento de sistemas, modelagem de arquiteturas e consultoria em soluções arquiteturais. Atualmente cursa o Doutoramento em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG na temática de modelos econométricos para projetos de tecnologia de informação. Tem como interesses centrais de consultoria e pesquisa o uso da arquitetura corporativa para descrever organizações, o impacto econômico de plataformas tecnológicas em projetos de TI e o impacto econômico da construção de plataformas digitais de TI no desempenho organizacional.

 

-MESA REDONDA:

Mediação: Prof. Fernando Hadad Zaidan

Debatedores: prof. Marcello Bax, prof. David Aveiro, prof. Marco Mendes

Título: Modelagem empresarial

Resumo

Nesta mesa redonda serão debatidos os assuntos pertinentes à modelagem da arquitetura empresarial, na linguagem ArchiMate e no método DEMO. Busca-se discutir e confrontar os principais usos para ArchiMate e para DEMO: o que cada um oferece? o que cada alternativa oferece? quais as vantagens e desvantagens? Além disso, será discutido o modelo motivacional, parte importante do conjunto de modelos de uma arquitetura empresarial.

O trabalho do prof. Fernando Zaidan ilustra aspectos teóricos no contexto do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para gestão de documentos corporativos em andamento na CEMIG.

 Breve Bio - prof. Fernando Hadad Zaidan

Doutorando na Escola de Ciência da Informação – ECI/UFMG, cuja linha de pesquisa é a gestão da informação e a arquitetura empresarial. Mestre em Administração e Bacharel em Ciência da Computação. Gestor de sistemas web XML e Analista de Sistemas. Ao longo de 30 anos de experiência em TI construiu uma sólida carreira. Inclui cargos de diretor de fábricas de software, gestor de TI, arquiteto de dados e analista/desenvolvedor de sistemas. Atualmente é consultor na área de BPM, aquisição de sistemas de informação e business intelligence nos projetos SebraeTec. Participa de um P&D na CEMIG pela ECI – UFMG, na área de gestão documental. É coordenador de cursos de pós-graduação Lato Sensu em importantes instituições, onde leciona disciplinas nas áreas de TI, SI, banco de dados, engenharia de software, gestão da informação e do conhecimento, BI, dentre outras. Orientador de mais de duas centenas de TCC (trabalho de conclusão de curso - Lato Sensu). Palestrante convidado em diversos eventos nacionais e internacionais. Autor de artigos técnicos e científicos com publicações no Brasil e no exterior.

 

Breve Bio – prof. Dr. Marcello Peixoto Bax

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Matemática e Computação e Diploma de Estudos Especializados (DESS) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é professor associado da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Gestão de Conhecimento e Informação com uso de tecnologias semânticas; Sistemas de Informação em Saúde; Inteligência Artificial (ontologias) e Filosofia da Informação; Bibliotecas Digitais.

Próximos Eventos
Defesa de dissertação - Aline de Queiroz Lopes 27/07/2016 10:00 - 16:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Defesa de dissertação - Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira 05/08/2016 14:00 - 18:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Defesa de dissertação - Sérgio Ferreira da Silva 11/08/2016 14:00 - 18:00 — UFMG/ECI - sala 1000
Próximos eventos…
Localização

Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte, MG - CEP 31.270-901

Fone: (31) 3409-5207
Fone: (31) 3409-6103

ppgci@eci.ufmg.br

Links

This is Schools Diazo Plone Theme