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Defesa de tese de Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, 28 de maio 2018 – 14:00 hs

quinta-feira, 10 de maio de 2018, às 6:03

PRÁTICAS E REGIME DE INFORMAÇÃO Os acontecimentos “Carta de Temer a Dilma” e “Marcela Temer: bela recatada e do lar

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti

Com o propósito de compreender as práticas informacionais dos sujeitos na perspectiva de um regime de informação específico, formado no contexto dos acontecimentos “carta de Temer a Dilma” e “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” conformados no Facebook, apresenta a relação entre as interações dos sujeitos e a produção, apropriação e reflexão da informação na rede social. O Facebook é um dispositivo e se constitui um espaço virtual emblemático da atuação das pessoas. Possui  aproximadamente dois bilhões de usuários que marcam com suas ações e reações a rede social e retratam parte da vida cotidiana. Baseada na ação de informar e se informar no dispositivo, as práticas informacionais representam uma transversalidade de elementos, devido a pluralidade de atores, práticas e recursos que se fundem, conformando um fenômeno informacional importante para entender a relação dos sujeitos com a informação. O percurso metodológico desenvolvido na pesquisa foi baseado na pragmática comunicacional de González de Gómez (1996, 2000) cuja abordagem relaciona a ação de informar e se informar em três dimensões: semântica discursiva, correspondeu a descrição dos posts para compreender o que o acontecimento virtual informou, tipificando o fenômeno a fim de apreender como as pessoas envolvidas se posicionaram a partir da caracterização de quem falou, o que falou e como falou. Meta – informação, significou construir a contextualização do acontecimento virtual que conduziu o olhar interpretativo, com base nos valores construídos e nos possíveis sentidos das ações em uma determinada situação e temporalidade das ocorrências e a Infraestrutural, relacionou as características do dispositivo na conformação do acontecimento no virtual. Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionário semiestruturado, observação, descrição, análise e interpretação das ações dos sujeitos. Quanto a análise dos resultados, três categorias foram construídas para compreensão do fenômeno que se desdobrou em eixos explicativos. A primeira categoria apresenta o uso do Facebook, como e porque os sujeitos usam o dispositivo. A segunda categoria, diz sobre a especificidade da linguagem quanto a sua indicialidade e a terceira categoria,destaca alguns aspectos da interação com os conteúdos das postagens, autoridades informacionais, critérios de valor, ações e significações no contexto dos acontecimentos selecionados. Os resultados apontam para a confluência entre os elementos, rede, ambiente tecnológico e pessoas. Um processo que inclui enquadramentos sociais e valores, capazes de comporem um universo híbrido de significação e valor informacional. As ações incidem sobre os sujeitos informacionais e, sobre os diferentes contextos, configurando-se informações com poder de agência, num movimento recíproco,continuo e potente.

Comissão Examinadora
Prof. Carlos Alberto Avila Araujo – orientador  (UFMG)
Prof. Marco Antônio de Almeida (USP)
Profa. Isabel Babo (Universidade Lusófona do Porto)
Prof. Fabrício José Nascimento da Silveira (ECI/UFMG)
Prof. Cláudio Paixão Anastácio de Paula (ECI / UFMG)
Profa. Maria da Conceição Carvalho – aposentada (ECI/UFMG) – suplente
Prof. Ruleandson do Carmo Cruz (TV/UFMG) – suplente

28 de maio de 2018 – 14:00h
UFMG/ECI – SALA 1000