O Professor Claudio Paixão, vinculado ao PPGCI, teve seu Projeto de Pesquisa submetido ao Programa Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e que tem como título “Crença e ecossistemas de desinformação: o problema da Informação na hipermodernidade e a busca de uma resposta transdisciplinar para um fenômeno interdisciplinar” APROVADO para começar no início no segundo semestre de 2020.
Entre as propostas submetidas a cada edital, seis propostas de professores oriundos das grandes áreas de Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida e Ciências da Natureza e Tecnologias são escolhidas. Este ano, o projeto do professor Claudio foi um dos aprovados.
Apesar do advento da pandemia ter provocado a mudança no calendário da UFMG e, consequentemente, o início oficial do segundo semestre ter sido adiado, as atividades que estavam previstas no cronograma já começaram a serem desenvolvidas.
O projeto tem como objetivo desenvolver as bases bio-psico-histórico-sociais para uma schèmetização do campo informacional (a partir da construção de uma ponte conceitual entre às noções de schème em Piaget e Gilbert Durand e da avaliação da adequação de sua integração a uma epistemologia crítica desse campo) com vistas ao combate da desinformação a partir da compreensão da ecologia mental que a sustenta.
Entre as suas expectativas está a de promover a conversão das reflexões produzidas no transcurso da pesquisa em iniciativas concretas no combate às pseudociências.
Dentre dessas iniciativas de divulgação científica são previstos cursos, workshops, palestras, podcasts além de outros recursos pouco usuais como a possibilidade de construção de uma “esquematopédia”. O estudo promete novidades.