As ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) vêm sendo desenvolvidas há muitos anos, com definições de instituições estrangeiras parceiras, projetos de mobilidade docente e discente, priorização de determinadas temáticas de pesquisa e capacitação. Na reestruturação ocorrida em 2016, a mudança de identidade do PPGCI teve como resultado direto a mudança de direção das suas ações de internacionalização. O PPGCI passou a privilegiar parcerias e ações no campo da Ciência da Informação entre aquelas com maior proximidade à Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia e, também, com as ciências sociais e humanas.

Em 2018, houve a elaboração do projeto Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PrInt) UFMG/PPGCI, com a definição das linhas de ação no campo da internacionalização do PPGCI para o período de 2019 a 2022. O PPGCI formulou sua proposta, que foi aprovada e integrada ao projeto global da UFMG.

O projeto intitulado “Culturas, mediações e humanidades digitais: investigação de processos socioinformacionais complexos, direitos humanos e políticas públicas” tem como objetivos principais: 1) incrementar a constituição de redes de intercâmbio entre centros de pesquisa que têm como objeto processos socioinformacionais, no sentido de qualificar discentes e professores-pesquisadores do PPGCI com capacidade para elaborar: aparatos conceituais e categorias de análise, modelos analíticos, metodologias e tecnologias sociais com potencial para subsidiar a investigação de problemas informacionais complexos de um ponto de vista crítico; 2) viabilizar procedimentos dinâmicos de divulgação e de colaboração científica internacional, utilizando recursos on-line do laboratório de pesquisas do PPGCI – Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais.; 3) qualificar e ampliar a produção científica internacional, criar condições para a participação em eventos científicos e estabelecer convênios com os centros de investigação estrangeiros. As ações e metas desse projeto estão especificadas no item planejamento desse relatório.

Ao longo do ano de 2019 o PPGCI efetivou e alcançou quase todas metas previstas no Projeto CAPES/PrInt. O programa organizou e realizou um evento científico internacional (4ª. Jornada Científica Internacional da Rede MUSSI – Mediações da Informação, Democracia e Saberes Plurais – entre 27 e 28/06/2019), dentre outros eventos. Cabe destacar que de todas essas participações resultaram publicações de artigos e capítulos de livros internacionais.


Convênios

Em lugar de privilegiar movimentos internacionais de caráter promocional ou mercadológico, o PPGCI optou por estreitar relações com instituições e associações de caráter acadêmico e crítico. Tal opção começou a ser colocada em prática em 2017 – quando o novo PPGCI efetivamente foi implementado – e se consolidou em 2018 no âmbito da proposta de internacionalização submetida e aprovada no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PrInt).

Contatos e convênios de professores do programa com instituições internacionais de pós-graduação:

Maria Aparecida Moura, Carlos Alberto Araújo, Cláudio Paixão Paula, Maria Guiomar Frota, Helena Crivellari, Cristina Ortega, Luíz Henrique Garcia, Renato Venâncio, Adalson Nascimento, Cintia Aparecida Chagas e Ivana Parrela.

Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Bolsa PDSE) na:

 

École des Hautes Études en Sciences de l´Information et de la Communication, Fança
Faculty of Information and Media Studies da Western Univerity, Canada
Texas A & M University, Estados Unidos  
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Universidade Lusófona do Porto, Portugal 

O PPGCI também promoveu a recepção de discentes estrangeiros por outros convênios: 

 

• Convenio Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC) em cooperação com a Organização dos Estados Americanos e Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (OEA/GCUB).
• Convênio Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG).

Professores visitantes
• Armando Malheiro da Silva (Universidade do Porto, Portugal) participou de banca como examinador externo e co-autoria de produção científica;
• Aurora González Teruel (Universitat de Valencia, Espanha), co-orientação e co-autoria de produção científica);
• José Antonio Frías Montoya (Universidad de Salamanca, Espanha) ministrou a disciplina “Atividades Programadas II – Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação” de 15 horas no PPGCI;
• Janet Oropeza Eng (Asociación por los Derechos Civiles, Argentina), participação na “I Conferência Interamericana de Acesso Público à Informação;
• Radamés Linares Columbié (Universidad de La Habana, Cuba) ministrou a disciplina “Atividades Programadas II – A Ciência da Informação e sua Historicidade”, de 15 horas no PPGCI;
• Elizabeth Jelin, do Núcleo de Estudios sobre Memoria (IDES/CONICET, Argentina), ministrou a conferência de abertura do semestre letivo e participou de encontro com pesquisadores;
• Júlio Diaz Jatuf (Universidad de Buenos Aires, Argentina), ministrou a conferência “Bibliotecología Social” e participou de duas reuniões de pesquisa com o corpo discente do PPGCI;
• Jacqueline Sarmiento (Universidad Nacional de La Plata, Argentina), ministrou palestra no “I Seminário Permanente RARIORUM: estudos em cultura material, arte e coleções”;
• Marta Cristina Catarino Lourenço (International Council of Museums – ICOM/Portugal) proferiu conferência no evento “V Fórum Permanente de Museus Universitários”;
• Tukufu Zuberi (University of Pensylvania, Estados Unidos) ministrou palestra no evento “III Seminário Internacional Marfins no Mundo Atlântico”.
Docentes em  Pós-Doutorado
Parte dos professores participantes do projeto de internacionalização possuem experiências de atuação em universidades estrangeiras através de estágios pós-doutorais (França, EUA, Espanha, Argentina).
Publicações internacionais

Para além de participação em capítulos de livros, a produção intelectual de docentes e discentes do PPGCI conta com:

• Trabalhos publicados em periódicos científicos – School libraries wordwild; Anuario Escuela de Archivología; European Heart Journal; Etudes de Communication; Bibliothecae.it; JLIS.IT; The International Review of Information Ethics; Palabra Clave; Publicaciones de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales; National Studies on Librarianship and Information Organization; Journal of Renal Nutrition; Research, Society and Development; Journal of the Association for Information Science and Technology; International Journal of Paediatric Dentistry;  Revue Française des Sciences de L’Information et de la Communication; Journal of Information Science Theory and Practice; Dos Algarves; Revista Científica da Universidade Eduardo Mondalane: série ciências da Educação; International Journal of Knowledge Management Studies; 

• Publicações em anais de eventos – Proceedings of the association for information science and technology; Encontro Nacional de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe; La intencionalidad en la Ciencia de la Información Documental; Fondements épistémologiques et théorique de la Science de l’information-documentation; Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales; International Council of Museums; International Society for Knowledge Organization; Encuentro da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de La Información de Iberoamérica y el Caribe). 

Participações em eventos internacionais
• International Society for Kolege Organization (ISKO), da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de La Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC) 
• Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede MUSSI)
• Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA)
• Congresso Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Para outras informações sobre ações de internacionalização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) consultar a página Diretoria de Relações Internacionais (DRI).