Você está aqui: Página Inicial / Plano Museológico: um marco na gestão de museus, à luz da gestão da informação e do conhecimento

Quando 22/06/2017
Onde Auditório Azul
Participantes Profa. Cátia Rodrigues Barbosa (ECI/UFMG)
Profa. Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa (Universidade Federal da Bahia)
Profa. Renata Maria Abrantes Baracho Porto (ECI/UFMG)
Prof. Ricardo Rodrigues Barbosa (ECI/UFMG) - suplente

Os museus têm um importante papel perante a sociedade, dentro dessas instituições são desenvolvidas várias atividades, para que nossos bens culturais musealizados sejam preservados e comunicados ao público, acarretando em uma gestão eficiente de suas funções. Para tanto, o desempenho das funções básicas dos museus necessitam de suportes teóricos e de procedimentos metodológicos adequados aos desafios que lhe são impostos. A sociedade atual exige cada vez mais do museu um desempenho qualificado de sua missão. Sua criação e permanência devem ocorrer como um processo planejado, sempre reavaliado e em conexão com o campo científico da área, a Museologia. O plano museológico, como fruto desse processo, é um documento museológico, informacional e institucionalizado, o qual contribui com os gestores nas tomadas de decisões. Trata-se de um procedimento metodológico para dar suporte a gestão do museu. A pesquisa busca responder em que medida o plano museológico contribui com a gestão museológica? Este trabalho tem o intuito de contribuir com as instituições museológicas no que tange a aplicabilidade do plano museológico institucional, demonstrando que este, quando elaborado de forma participativa, ou seja, no uso da informação como recurso estratégico e determinante, através do compartilhamento de informações entre os funcionários da instituição, torna-se um importante documento para o museu. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória cujo método para a coleta de dados dar-se mediante a aplicação de um questionário semiestruturado enviado por mala direta para quatro museus: um museu diretamente administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus; um museu pertencente a Superintendência de Museus em Minas Gerais; um museu que pertença a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e um museu privado, seguido da análise documental do plano museológico de cada instituição. Como resultado, espera-se demonstrar a eficácia do plano museológico, visando contribuir para a autossustentabilidade das instituições museais.