A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresenta-se como instância articuladora das relações acadêmico-científicas internacionais, a captar, implementar e acompanhar projetos e convênios interuniversitários.

Sua missão é inserir a UFMG no cenário internacional, para que se fortaleça a interação com instituições do exterior, assegurando o cosmopolitismo das atividades acadêmicas. Enquanto espaço específico para tratar e intermediar as relações da UFMG com outras instituições universitárias no exterior, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) vem somando esforços estratégicos voltados à indução da internacionalização, trabalhando na criação de programas e projetos que viabilizem a cooperação internacional nos diversos segmentos da UFMG.

Alunos e professores têm participado de programas acadêmicos, convênios e intercâmbios internacionais. Atualmente a Diretoria de Relações Internacionais gerencia convênios com inúmeras universidades de diferentes países e recepciona, anualmente, centenas de estudantes e um grande número de missões de universidades estrangeiras, entre outras atividades. A UFMG, através da Diretoria de Relações Internacionais, integra importantes consórcios de cooperação acadêmico-científica com países da Ásia, África, América Latina, América do Norte, Austrália e Europa, com o objetivo de desenvolver a colaboração recíproca nas áreas de novas tecnologias, ensino, pesquisa e extensão.

Áreas de atuaçã0

Construção de parcerias de qualidade com instituições estrangeiras;

Captação, implementação e acompanhamento de acordos, convênios e programas interuniversitários internacionais;

Gerenciamento de programas de intercâmbio acadêmico UFMG/exterior e exterior/UFMG;

Divulgação de oportunidades acadêmicas internacionais junto à comunidade interna e externa à UFMG;

Realização de missões em instituições estrangeiras de ensino superior e de pesquisa;

Recepção de missões de órgãos do exterior.

Fonte: https://www.ufmg.br/dri/diretoria/apresentacao/

Serviço

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, DRI prédio anexo à Reitoria – Pampulha – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270 – 901

E-mail: comunica@dri.ufmg.br