Orientações importantes que deverão ser observadas no processo de matrícula para o próximo semestre.

 

Matrícula regular

Matrícula é a inscrição de um registro discente em disciplina ou em outra atividade acadêmica a ser desenvolvida em um período letivo.

Regulamento

Resolução 02 – 2018 – Aproveitamento de créditos 

Instruções

Os alunos de pós-graduação Mestrado e Doutorado na UFMG fazem a matrícula online, realizada por meio do Sistema de Matrícula Online da Pós-Graduação, sendo de inteira responsabilidade do(a) aluno(a) fazê-la, a cada período letivo, nos prazos definidos no Calendário Escolar da UFMG, sob pena de ser desligado do curso, conforme art. 61 do anexo à Resolução Complementar 02/2017 – CEPE (Normas Gerais de Pós-Graduação).

O processo de matrícula ocorre em etapas e envolve a participação do(a) estudante, orientador(a), Coordenação do Programa de Pós-Graduação e Secretaria.

O(a) aluno(a) seleciona as atividades/turmas que deseja cursar no próximo período letivo (conferir documento orientador sobre Proposta de matrícula no sistema).

A proposta é enviada ao(à) orientador(a) que pode aprová-la sem modificações ou propor alterações.

  • Se a proposta de matrícula for aceita pelo(a) orientador(a), sem alterações, ela será encaminhada à secretaria para análise e efetivação da matrícula.
  • Caso o(a) orientador(a) modifique a proposta de matrícula, ela retorna ao(à) aluno(a) que poderá (I) acatar as modificações propostas ou (II) fazer uma única revisão e reenviá-la ao(à) orientador(a) para nova análise.
  1. Caso o(a) estudante acate a revisão do(a) orientador(a), a proposta é enviada diretamente para a secretaria do programa para efetivação da matrícula.
  2. Caso o(a) estudante faça a revisão, o(a) orientador(a) realiza a última análise da proposta, aceitando-a integralmente ou introduzindo novas modificações. Em seguida a proposta é encaminhada à secretaria para efetivação da matrícula.

 

Caso o(a) aluno(a) não faça a matrícula no período do calendário acadêmico, ele(a) deverá: 

Preencher o formulário completamente e justificar, em observações, o envio da proposta fora do prazo: Requerimento de matrícula da Pós-Graduação do PPGCI

Neste caso a solicitação de matrícula estará sujeita a avaliação do colegiado podendo ser deferida ou indeferida.

Assinar e coletar assinatura do orientador.

Enviar o arquivo único PDF, em anexo, para o e-mail do PPGCI (ppgci@eci.ufmg.br) com o título: Matrícula regular ano/semestre – Nome do aluno