Disciplina optativas – linha 3 – USUÁRIOS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INFORMACIONAIS

Usuários da informação e práticas informacionais (disciplina nuclear)

Ementa

Usos e usuários da informação como campo da ciência da informação. Terminologia (usuário, usuário potencial, não-usuário; necessidade, demanda, uso). Estudos de usos e de usuários como áreas de pesquisa e base para o desenvolvimento de serviços (fundamentação teórica, aspectos metodológicos, abordagens dos estudos). Interface usuário/tecnologia. Comportamento informacional e práticas informacionais.

 

Gestão da informação e do conhecimento

Ementa

Fundamentos da gestão da informação e do conhecimento. Busca, disseminação e uso da informação para tomada de decisão em organizações públicas, privadas e unidades de informação. Relações entre a gestão de documentos e de sistemas e o processo decisório e a definição de estratégias organizacionais. Estratégia organizacional. Sujeitos e práticas informacionais; Dimensões afetivas, cognitivas, perceptivas e simbólicas das relações entre os indivíduos e a informação.

 

Abordagem clínica da informação

Ementa

A evolução dos modelos, paradigmas e abordagens na pesquisa em ciência da informação. A ampliação dos objetos e da especificação dos métodos de estudo. O projeto de uma abordagem clínica da informação (ACI), seus preceitos e aplicabilidades. A ACI enquanto metodologia da abordagem contemporânea dos estudos de usuários e possíveis aprofundamentos. Novos recursos, ferramentas e estratégias metodológicas. Exemplos e aplicações práticas.

 

Produção cultural: questões sobre gestão

Ementa

Elementos conceituais sobre a produção no setor de serviços e, particularmente, em serviços culturais: a produção, o produto, o trabalho no setor, o contexto econômico e social, entre outros.

 

Mediação e apropriação da informação

Ementa

As problemáticas das mediações na ciência da informação. As diversas dimensões da mediação: mediação cultural e ação cultural, mediação da informação, mediação documentária, mediação educativa e ação educativa, mediação social, mediação tecnológica, mediação como processo semiótico. Mediação nos serviços de referência tradicionais e virtuais. Apropriação da informação.

 

Leitura e competência informacional

Ementa

Análise das tendências recentes de estudos e pesquisas sobre leitura e competência informacional, à luz da área de ciência da informação. Tecnologia e ética, educação escolar, educação superior e ambiente de trabalho. O movimento da competência informacional: conceitos, origem, evolução, influências. Competência informacional: leitura e letramento. Aprendizagem por meio da informação. Habilidades informacionais. Desenvolvimento de habilidades em diferentes contextos e suportes.

 

Biblioteca escolar e aprendizagem

Ementa

A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem pela pesquisa e de ensino de habilidades informacionais. Teorias que embasam os programas de leitura e de competência informacional. Fatores que afetam a ação da biblioteca como espaço de aprendizagem: colaboração professor/bibliotecário, influência do diretor no trabalho da biblioteca, o impacto da tecnologia na aprendizagem e no uso da informação.