A Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) atua, no plano acadêmico, com a formação pós-graduada desde 1976 quando criou o Mestrado em Biblioteconomia. Em 1996, com a introdução do nível de doutorado, foi inaugurado o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
A Pós-Graduação em Ciência da Informação, com 40 anos de história, completados em 2016, tem destacada atuação e significativa presença em âmbito nacional e internacional.
Na cronologia a seguir destacam-se os principais fatos que traduzem o percurso do PPGCI e espera-se que eles possam ser fonte de esclarecimento e de motivação para os interessados em uma formação acadêmica de qualidade.
1976- Criação do Mestrado em Biblioteconomia, com duas áreas de concentração:Biblioteca e Educação e Biblioteca e Informação Especializada.
1991- Mudança na denominação do curso para Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação-nível Mestrado. Neste contexto define-se como área de concentração Organização da Informação e a centralidade deixa de ser a instituição biblioteca e passa a ser a informação. As novas linhas de pesquisa são: Informação gerencial, Informação científica e tecnológica, Informação social e Informação histórica.
1996- Criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação com a institucionalização do Curso de Doutorado, aprovado em julho de 1996 pela UFMG e a CAPES; inicia-se em 1997. Altera-se a área de concentração para Produção, Organização e Utilização da Informação com manutenção das linhas de pesquisa, para os níveis de Mestrado e Doutorado; há ainda a inclusão, para o Doutorado, da linha Tratamento da Informação e Bibliometria.
1998- Modificação das linhas de pesquisa que passam a denominar-se Informação Gerencial e Tecnológica, Informação e Sociedade e Tratamento da Informação e Bibliometria.
2000- 1ª. Premiação recebida pela PPGCI- Prêmio ANCIB de melhor tese do ano. Interações Telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte. Discente: Maria Beatriz A. Sathler Bretãs. Orientadora: Ana Maria Pereira Cardoso. Linha: Informação, Cultura e Sociedade. Esse foi o primeiro de uma série de diversas premiações de dissertações e teses recebidas pelo PPGCI.
2009- Ampliação do âmbito de atuação da Escola de Ciência da Informação com a criação de dois novos cursos – Arquivologia em 2008 e Museologia em 2009.
2011- Implementação de uma nova proposta curricular para o PPGCI mais adequada para receber discentes das três formações da ECI- Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Mantém-se a área de concentração Produção, Organização e Utilização da Informação, mas, alteram-se as linhas de pesquisa para: Informação, Cultura e Sociedade; Gestão da Informação e do Conhecimento e Organização e Uso da Informação. O curso permaneceu com essa estrutura até o 1º. Semestre de 2016, com alteração aprovada em 23.08.2016 em termos de área de concentração e linhas de pesquisa.
2017- Mudança no escopo e na formação do PPGCI, com alteração da área de concentração para Informação, Mediações e Cultura com três linhas de pesquisa: Memória social, patrimônio e produção do conhecimento; Políticas públicas e organização da informação e Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais.