DISCIPLINAS ISOLADAS

RESULTADO SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA ISOLADA

.

PRÉ-REQUISITOS PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS

A matrícula em disciplina isolada é facultada a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG. Disciplinas isoladas integram os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação para complementação ou atualização de conhecimentos de graduados.

Disciplinas OBRIGATÓRIAS do PPGCI não podem ser cursadas como isoladas. Somente podem ser cursadas como isoladas as disciplinas OPTATIVAS.

A aprovação do requerimento de matrícula em isolada estará condicionada à existência de vaga na disciplina desejada e aprovação do Colegiado do PPGCI.

Cada candidato(a) poderá protocolar requerimento de matrícula em apenas uma disciplina isolada do PPGCI, por semestre, conforme determina a resolução 01/2019 do PPGCI.

.

OFERTA DE DISCIPLINAS ISOLADAS

Quadro de ofertas de disciplinas isoladas 2025/1 (CLIQUE AQUI)

.

PROCEDIMENTOS

17/03/2025: Conforme calendário da UFMG, esta é data para envio da documentação necessária para requerer matrícula em disciplina isolada. Deverão ser envidados os documentos listados a seguir para o email ppgcisecaoensino@eci.ufmg.br

1) Formulário para requerimento de matrícula em disciplina isolada (CLIQUE AQUI)

2) Cópia do currículo lattes, acompanhado de cópia de títulos e diplomas que tiver;

3) Cópia do histórico escolar ou documento equivalente.

O título do email deverá ser: DISCIPLINA ISOLADA 2025/1 – Código da disciplina (composto por 3 letras e 3 números) e turma (uma letra) – Nome do candidato. Exemplo: DISCIPLINA ISOLADA 2025/1 – ECI 847 A – João da Silva

Os documentos deverão ser enviados em arquivo único, formato PDF, na sequência indicada acima.

20/03/2025: Conforme calendário da UFMG, esta é a data limite para divulgação do resultado da análise dos requerimentos para matrícula em isolada. O resultado será publicado aqui nessa página do PPGCI. Não serão fornecidas informações sobre o resultado por telefone ou por email.

20/03/2025 a 24/03/2025: Conforme calendário da UFMG, este é o período para matrícula dos(as) candidatos(as) que tiverem seus requerimentos aprovados. Os(as) aprovados(as) deverão enviar para ppgci@eci.ufmg.br o comprovante de pagamento da taxa de matrícula em isolada. Instruções para gerar a guia para pagamento de taxa de matrícula estão disponíveis no site do DRCA (clique AQUI). Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento, ou seja, a taxa deve ser efetivamente paga.

.

RESOLUÇÃO DO PPGCI

Resolução 01 – 2019 – Disciplinas eletivas (CLIQUE AQUI)

.



DISCIPLINAS ELETIVAS

PRÉ-REQUISITOS PARA MATRÍCULA EM ELETIVAS:

Eletivas podem ser cursadas por discentes regularmente matriculados na UFMG em cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado ou que estejam em projeto pós-doutoral.

Disciplinas OBRIGATÓRIAS do PPGCI não podem ser cursadas como eletivas. Somente podem ser cursadas como eletivas as disciplinas OPTATIVAS.

A aprovação do requerimento de matrícula em eletiva estará condicionada à existência de vaga na disciplina desejada e aprovação do Colegiado do PPGCI.

Cada candidato(a) poderá protocolar requerimento de matrícula em apenas uma disciplina eletiva do PPGCI, por semestre.

 

QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS ELETIVAS

Quadro de ofertas de disciplinas eletivas 2025/1 (CLIQUE AQUI)

 

PROCEDIMENTOS:

Discentes de outros programas de mestrado e doutorado da UFMG poderão efetuar sua matrícula em disciplina eletiva da mesma forma que efetivam sua matrícula em seu curso regular, ou seja, através do Portal Minha UFMG, desde que tenham a anuência online de seu orientador e a aprovação do Colegiado do PPGCI. Conforme calendário da UFMG, o prazo máximo nesses casos é 12/02/2025. Se o(a) mestrando ou doutorando(a) perder esse prazo, deverá seguir os mesmos procedimentos que se aplicam aos discentes de cursos de graduação e especialização da UFMG, apresentados a seguir.

Discentes de cursos de graduação e especialização da UFMG deverão enviar, para ppgci@eci.ufmg.br os seguintes documentos, em arquivo único, formato PDF:

1) formulário de requerimento de matrícula em atividade acadêmica eletiva disponível em https://ppgci.eci.ufmg.br/formularios/. Importante notar que existe um formulário específico para alunos(as) de graduação e outro formulário específico para alunos(as) de pós-graduação.

2) cópia do comprovante de matrícula do semestre atual.

Informações importantes que deverão estar no formulário: código da disciplina (letras e números), nome completo da disciplina, turma (sem a turma não será possível lançar a matrícula no sistema), nome completo do(a) aluno(a) sem abreviações, número do registro, semestre e ano letivo, curso e unidade no qual se encontra matriculado, data de preenchimento do formulário. O formulário deverá estar formato PDF. 

Conforme calendário da UFMG, os documentos para requerimento de matrícula em eletiva deverão ser enviados impreterivelmente no dia 17/03/2025 para o email ppgci@eci.ufmg.br.

O título do e-mail deverá ser: DISCIPLINA ELETIVA 2025/1 – Código da disciplina (composto por 3 letras e 3 números) e turma (uma letra) – Nome do candidato. Exemplo: DISCIPLINA ELETIVA 2025/1 – ECI 847 A – João da Silva

As matrículas dos discentes que tiverem requerimentos aprovados serão efetuadas pela secretaria do PPGCI.

 

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA:

Se o(a) discente com solicitação deferida desistir da disciplina, deverá enviar para ppgci@eci.ufmg.br o formulário de trancamento parcial da disciplina, devidamente preenchido, dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico da UFMG. Formulário disponível em: https://ppgci.eci.ufmg.br/formularios/