Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024

Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024.

É com muita satisfação que divulgamos esta importante conquista:

A tese de doutorado de Pablo Gomes, orientada pela professora Maria Guiomar da Cunha Frota, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ECI/UFMG), foi agraciada com Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024, na área de Ciência da Informação. A relevância da pesquisa já havia sido reconhecida pela International Society for Knowledeg Organization. Intitulada “A construção de tesauros em contextos de complexidade cultural, social e política: uma proposta para Justiça de Transição”, a tese trata de um tema original e extremamente relevante para a área da organização do conhecimento, em contextos culturais complexos. A investigação apontou que os tesauros podem corroborar e perpetuar formas de opressão social, de apagamentos, de exclusões e de ideais autoritários. Destacando também que a terminologia da Justiça de Transição (JT) não é criada somente dentro da ciência, mas por diversos atores sociais, a tese se estrutura indagando se a inclusão de terminologias inclusivas do contexto cultural, social e político expressos na pluralidade de vozes dos atores sociais que atuam na área da JT poderia ampliar a representação de um tesauro para essa área. Com esta pesquisa, nos termos do autor, foi plausível verificar que a mudança de centralidade dos materiais terminológicos para os atores da transição possibilitou a representação da JT com um compromisso com a verdade sobre um passado traumático. O autor apresenta ainda como resultado aplicado um protótipo de tesauro para a representação de informações e para os estudos sobre JT no contexto brasileiro.

Parabéns para o pesquisador Pablo Gomes e sua orientadora Profa. Maria Guiomar da Cunha Frota.

Prof. Rodrigo Moreno Marques

Profa. Lorena Tavares de Paula