A área de concentração do PPGCI denomina-se “Informação, Mediações e Cultura”, objetivando privilegiar a interlocução destas, e conceitualmente, apresenta-se conforme as perspectivas indicadas a seguir:
INFORMAÇÃO é pensada em sua dimensão propriamente humana, dotada de uma natureza simbólica e pragmática, marca da intervenção dos sujeitos na realidade.
MEDIAÇÃO convoca à reflexão conjunta sobre os vários instrumentos e formas construídas pela humanidade para lidar com os registros de conhecimento criados por ela própria. Em termos analíticos as mediações se corporificam na vida social e se traduzem através da interação e dos confrontos sociais e simbólicos que se dão pela intermediação da linguagem e de outras práticas sociais.
CULTURA se constitui como um aporte fundamental, pois, é a base para a construção do conhecimento e dos processos informacionais. No campo cultural se apresentam os aspectos históricos, políticos e sociais, bem como as contradições e conflitos que perpassam a sociedade.